Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma engrenagem da maquinaria curricular

Autores

  • Ademir Donizeti Caldeira Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Carolina Machado Magnus Universidade Federal de São Carlos
  • Betina Cambi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4125

Palavras-chave:

Modelagem Matemática na Educação Matemática, Enunciado, Discurso, Currículo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar alguns enunciados que foram colocados em circulação nos anais da IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Para o empreendimento da análise, utilizamos ferramentas metodológicas advindas da oficina do Michel Foucault. Os enunciados decorrentes das regularidades encontrados a partir das enunciações foram: as atividades de Modelagem despertam o interesse dos alunos e os motivam pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos; as atividades de Modelagem tornam os alunos mais ativos e corresponsáveis pela aprendizagem; as atividades de Modelagem dão visibilidade aos conteúdos matemáticos. A problematização destes nos mostrou que as atividades de Modelagem privilegiam o ensino dos conteúdos matemáticos, tornando-se uma engrenagem da maquinaria curricular.

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Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê