Quando o instante é para sempre (ou: a experiência como oportunidade de formações matemáticas de diferentes professores)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4174Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Formação de Professores, Modelo dos Campos Semânticos.Resumo
Neste ensaio, produzo movimentos de escrita na tentativa de provocar efeitos nas discussões a respeito da formação matemática de futuros professores de matemática nos cursos de Licenciatura dessa área. No primeiro, minhas produções/travessias são em habitar espaços com as noções de experiência, estranhamento e descentramento, instituindo-as como oportunidades de diferentes formações. No segundo, minhas produções/travessias são com textualizações de entrevistas com educadores matemáticos e matemáticos que se posicionam a respeito de uma formação matemática de futuros professores de matemática. Em meio à afirmação “quando o instante é para sempre”, produzo efeitos não na direção de postular, prescrever, determinar, elencar aquilo que o professor precisa saber. Produzo, enfim, efeitos em tentativas de problematizar algumas verdades, em demarcar fronteiras fluídas que nos ofereçam outros horizontes, em fazer-me acreditar que outras formações são possíveis.
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