As mobilizações dos usos dos números e dos seus registros na produção e no governo das condutas em práticas escolares

Autores

  • Patrícia dos Santos Moura Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4182

Palavras-chave:

Jogos de Linguagem, Jogos de Práticas Escolares, Governo das Condutas.

Resumo

Esta pesquisa tem como questão investigar de que maneira os usos dos números e de seus registros nas práticas escolares operam estrategicamente nas formas de governo do indivíduo na contemporaneidade. Aproximo as contribuições teóricas de Foucault e Wittgenstein, aprofundando a noção de práticas, concebendo-as estreitamente relacionadas às atividades humanas e às formas de vida, instituídas pela linguagem. Foram realizadas observações de cenas de salas de aula, acompanhando uma turma de classe de alfabetização durante o seu 1º e 2º anos do ensino fundamental, no período 2011-2012. Analiso desconstrutivamente as práticas escolares, observando como estas são mobilizadas pela professora e pelos alunos nas atividades realizadas. Também lancei meu olhar, quando pertinente às cenas observadas, às atividades escritas realizadas pelas crianças.  As mobilizações de jogos de práticas que ocorriam na escola tornaram-se meu foco de pesquisa, bem como a busca por rastros de outras práticas em tais cenas escolares. O que se delineou filosoficamente, então, a partir de uma problematização indisciplinar das matemáticas, foram os diferentes usos da linguagem, tendo-se como foco os números e os modos como eles operam na vida diária de crianças em processo de alfabetização, não se restringindo este uso aos conteúdos de matemática como campo disciplinar. Esses jogos de prática mobilizam jogos de verdade, produzindo e orientando condutas, constituindo as crianças em sujeitos alunos. A manifestação da verdade na sala de aula está presente de diferentes formas, através dos diferentes recursos utilizados pela professora, da sua fala e dos alunos, dos seus gestos, das atividades propostas. O interessante é o jogo que se constitui nos deslocamentos de uma prática a outra. A escola pode problematizar os diferentes jogos de prática de diferentes maneiras e, ao mesmo tempo, problematizar-se ao praticar tais jogos.

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora adjunta na Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão – RS. Discute os seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Matemática; Organização do Trabalho Pedagógico.

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Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê