Iluminogravuras: Análise do Movimento Armorial a partir da Abordagem Sensível da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4308Palavras-chave:
Movimento Armorial, Teoria do Imaginário, Ariano Suassuna, Iluminogravuras.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as iluminogravuras de Ariano Suassuna, considerando a dimensão sensível do imaginário. Para tanto, a pesquisa apresenta alguns elementos teóricos acerca do Movimento Armorial, aspectos relacionados ao imaginário e seus principais teóricos e, por último, utilizando-se da metodologia de Gilbert Durand, é concebida a compreensão sobre a significação dos símbolos recorrentes nas imagens analisadas, especialmente quanto aos significados das imagens abordadas e a sua representação no imaginário coletivo. Por fim, este estudo contribui para a compreensão da dimensão simbólica do Movimento, destacando o potencial artístico que o integra, ressaltando a importância da representação da cultura brasileira através dos movimentos históricos e culturais que retratam sua dimensão popular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.