Discursos educacionais na paisagem urbana
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.4394Palavras-chave:
Educação, Escolarização, Outdoor, Propaganda.Resumo
Entendendo, por um lado, a educação como um fenômeno que não é adstrito à escola, mas que se efetiva num processo de constituição subjetiva que se espalha por toda a sociedade, por meio de diferentes mecanismos e suportes, atingindo toda a população; e, por outro, considerando o outdoor como uma variação dos impressos educacionais, uma vez que sua materialidade se configura pelo recurso da impressão, assim como livros e jornais, por exemplo, busca-se estabelecer uma discussão acerca de discursos sobre educação e escolarização, tendo outdoors como suporte físico. Assim, a partir de uma série de outdoors que constitui o corpus documental da investigação, são analisados discursos veiculados entre os meses de outubro de 2007 e março de 2008, na cidade de Uberlândia, inscrevendo na ordem imaginária da população determinadas concepções de educação e escolarização. Aponta-se, então, que, a exposição dos outdoors como um impresso particular de propaganda não é incólume, uma vez que o discurso veiculado por eles concorre para a produção de efeitos de sentidos que incidem diretamente na sociabilidade urbana e no enquadramento de condições culturais que fazem com que a percepção sobre a educação seja modificada ou pelo menos entre numa ordem de sentidos estabelecida por uma determinada verdade. De modo que é possível dizer que todas as imagens da educação acabam por pavimentar um solo de percepção da escola e seu papel na sociedade e, de uma forma ou de outra, instituir verdades sobre educação e o acesso ao ensino, forjando subjetividades individuais e coletivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.