A PEDAGOGIA DA PERGUNTA E A FLUIDEZ CURRICULAR: OS OPERADORES DA EDUCAÇÃO 3.0

Autores

  • Fernando Degrandis
  • Débora Conforto
  • Diego Ismael Lamb

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.4407

Palavras-chave:

Educação 3.0, Problematização, Pesquisa, Currículo

Resumo

A Pedagogia da Pergunta é um elemento essencial na nova proposta curricular do Brasil Marista. Essa interface pedagógica conquista destaque, pois a problematização articula saberes, valores e atitudes dos estudantes como alternativa à superação da educação 'bancária'. A educação que parte da pergunta desafia os estudantes a construírem respostas e argumentos e não, simplesmente, reproduzir algo pronto. No presente texto, discute-se a relação com a prática e a vivência de professores e estudantes de uma escola de educação básica, em Porto Alegre, apresentando os conceitos, as estratégias de implementação e as implicações da centralidade da problematização na efetivação de um novo currículo. O conhecimento teórico e mesmo vivencial dessa proposta por parte dos educadores torna a formação continuada essencial sua concretização. O relato apresentado ratifica que a cultura da pesquisa e a construção do conhecimento são estratégias metodológicas essenciais para concretizar na Educação Básica uma prática da Educação 3.0. 

Biografia do Autor

Fernando Degrandis

Licenciado em Filosofia pela UNISC; Especialista em Gestão Curricular Marista pela PUCRS e em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional pelo ISEI; Mestre e doutorando em Teologia pela Faculdades EST. Bolsista Capes. Atualmente é Vice diretor educacional do Colégio Marista Ipanema.

Débora Conforto

Doutora em educação pela UFRGS. Supervisora de Tecnologias Educacionais da Rede Marista.

 

 

Diego Ismael Lamb

Licenciado em Filosofia pela PUCRS. mestre em teologia pela Faculdades EST. Coordenador Pedagógico do Colégio Marista Assunção.

Referências

ALVES, Ana Cristina dos Santos. et.al. Avaliação por habilidades e competências. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v.9, p. 25-39, 2015. Edição Especial.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59 ed. rev e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Freire e FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 2008.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU. 2013.

MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: O Instituto, 2005.

MORAES, R. (2003) Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

____________. Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: UMBRASIL, 2014.

____________. Ensino Médio Marista: problematizações e perspectivas em tempos de mudança. Brasília: UMBRASIL, 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Artigos