Formação docente e bacharelado em Administração: o que traz o ENEPQ na Anpad?

Autores

  • Silvio Denicol Júnior Unilasalle
  • Vera Lucia Felicetti Universiade La Salle - Unilasalle
  • Adriana Del Rosario Pineda Robayo Professora do Mestrado em Educação da Universidade De La Costa – CUC – Barranquilla – Colômbia
  • Jaime Antônio Nalin

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4420

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação Docente, Administração.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o que vem sendo discutido na área da formação docente para os cursos de Administração em todas as edições do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Para isso, realizou-se uma busca bibliográfica nas edições de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015, utilizando o descritor “formação docente”, da qual dez artigos, de um total de 525, possibilitaram três categorias de análises. Com o resultado, foi possível verificar uma concentração na categoria do “Estágio Docente” presente em quatro trabalhos, sendo três deles na última edição, em 2015, o que pode representar uma tendência na formação docente para o campo da administração nesse evento. A categoria “Oficinas” aborda a discussão da formação docente a partir da proposição de plano de desenvolvimento profissional. Por fim, a categoria “Pós-Graduação: Stricto Sensu” versa sobre a preparação de pesquisadores nesses programas e as expectativas dos alunos em tornarem-se docentes.

Biografia do Autor

Adriana Del Rosario Pineda Robayo, Professora do Mestrado em Educação da Universidade De La Costa – CUC – Barranquilla – Colômbia

Pós-doutorado em Educação

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Publicado

2018-06-05

Edição

Seção

Artigos