Entre a universidade e a sala de aula na Educação Básica: a constituição da docência na contemporaneidade

Autores

  • Márcea Andrade Sales Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB -Departamento de Educação, Campus I/Salvador. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC UNEB http://orcid.org/0000-0003-1158-6089
  • Ginaldo Cardoso de Araújo Universidade do Estado da Bahia
  • Daniele Santana Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4455

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Currículo de Licenciatura, Constituição da Docência.

Resumo

O presente texto se insere no campo das discussões sobre a formação inicial de professores. De forma específica, objetiva discutir a constituição da docência, problematizando os processos formativos que as Universidades, através dos cursos de licenciatura, vêm desenvolvendo junto à Educação Básica, a partir das políticas públicas de indução à docência. Considerando as inquietações que a formação docente tem nos provocado e os resultados de pesquisa realizada nesse campo, estabelecemos um diálogo com a literatura da área e, a partir do confronto e problematização das ideias, sistematizamos as discussões as quais constituem o corpo deste texto. Inicialmente, destacamos os dilemas da formação de professores, dando ênfase à clássica questão da relação entre teoria e prática, e como esse debate exerce influência na constituição dos saberes e na produção da profissão docente. Em seguida, trazemos algumas reflexões contemporâneas acerca do currículo que forma o professor na licenciatura. Por fim, analisamos as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na constituição do ser professor e no fortalecimento dos vínculos entre Universidade e Educação Básica. Acreditamos que este trabalho pode contribuir e ampliar o debate sobre o tema, nos diversos espaços formativos, na medida em que concebe a constituição da docência na sociedade contemporânea como um processo dinâmico e contínuo. Para tanto, deve considerar o sujeito e suas experiências, singulares e plurais, como protagonista nesta rede de relações que se tecem entre a Universidade e a Escola Básica.

Biografia do Autor

Márcea Andrade Sales, Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB -Departamento de Educação, Campus I/Salvador. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC UNEB

Doutora e Mestre em Educação (FACED UFBA), Licenciada em Geografia (UCSal). Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, Campus I/Salvador-BA. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC UNEB. Lider do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação - GEFEP UNEB CNPq.

Ginaldo Cardoso de Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Pedagogia. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação - GEFEP UNEB CNPq.

Daniele Santana Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Pedagogia. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Rede Municipal de Salvador/BA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação - GEFEP UNEB CNPq.

Downloads

Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê