Entre a universidade e a sala de aula na Educação Básica: a constituição da docência na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4455Palabras clave:
Saberes Docentes, Currículo de Licenciatura, Constituição da Docência.Resumen
O presente texto se insere no campo das discussões sobre a formação inicial de professores. De forma específica, objetiva discutir a constituição da docência, problematizando os processos formativos que as Universidades, através dos cursos de licenciatura, vêm desenvolvendo junto à Educação Básica, a partir das políticas públicas de indução à docência. Considerando as inquietações que a formação docente tem nos provocado e os resultados de pesquisa realizada nesse campo, estabelecemos um diálogo com a literatura da área e, a partir do confronto e problematização das ideias, sistematizamos as discussões as quais constituem o corpo deste texto. Inicialmente, destacamos os dilemas da formação de professores, dando ênfase à clássica questão da relação entre teoria e prática, e como esse debate exerce influência na constituição dos saberes e na produção da profissão docente. Em seguida, trazemos algumas reflexões contemporâneas acerca do currículo que forma o professor na licenciatura. Por fim, analisamos as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na constituição do ser professor e no fortalecimento dos vínculos entre Universidade e Educação Básica. Acreditamos que este trabalho pode contribuir e ampliar o debate sobre o tema, nos diversos espaços formativos, na medida em que concebe a constituição da docência na sociedade contemporânea como um processo dinâmico e contínuo. Para tanto, deve considerar o sujeito e suas experiências, singulares e plurais, como protagonista nesta rede de relações que se tecem entre a Universidade e a Escola Básica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.