Interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4467Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Prática Pedagógica, Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa acadêmica concluída, cujo objetivo foi investigar formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do 1º ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No que toca aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. O enquadramento teórico deste estudo está assente nas ideias de Santomé (1998); Furlanetto (2003); Santos (2007); Silva (2009) e Crusoé (2014), entre outros. Para a coleta de dados, utilizou-se, de modo prioritário, a técnica de grupo focal e, complementarmente, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se com essa pesquisa que a vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas das professoras investigadas é materializada por meio de um trabalho que articula conteúdos didáticos de diversas disciplinas do currículo escolar e reside na integração do conhecimento pelo viés da multidisciplinaridade. Conclui-se, ainda, que se faz necessário a prática pedagógica das referidas professoras ser orientada por uma perspectiva crítica que lhes possibilite um pensar e agir pedagógicos reflexivos e criativos, alinhados às necessidades cotidianas dos estudantes e condizentes com o pensamento interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.