Interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do Ensino Fundamental

Maria de Fátima Gomes da Silva, Iolanda Mendonça de Santana

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa acadêmica concluída, cujo objetivo foi investigar formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do 1º ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No que toca aos procedimentos metodológicos, fez-se opção pela abordagem qualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. O enquadramento teórico deste estudo está assente nas ideias de Santomé (1998); Furlanetto (2003); Santos (2007); Silva (2009) e Crusoé (2014), entre outros. Para a coleta de dados, utilizou-se, de modo prioritário, a técnica de grupo focal e, complementarmente, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se com essa pesquisa que a vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas das professoras investigadas é materializada por meio de um trabalho que articula conteúdos didáticos de diversas disciplinas do currículo escolar e reside na integração do conhecimento pelo viés da multidisciplinaridade. Conclui-se, ainda, que se faz necessário a prática pedagógica das referidas professoras ser orientada por uma perspectiva crítica que lhes possibilite um pensar e agir pedagógicos reflexivos e criativos, alinhados às necessidades cotidianas dos estudantes e condizentes com o pensamento interdisciplinar.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Prática Pedagógica; Ensino Fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i2.4467

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ISSN: 2236-6377

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