Ambientalização curricular no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e a contextualização local e global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.4510

Palavras-chave:

Ambientalização, currículo inovador, formação de professores.

Resumo

A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Prevista em diferentes políticas, essa temática constitui-se em uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas conformadoras do ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso e das entrevistas realizadas com a coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas, considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoque na contextualização local e global.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Nunes Waszak, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia e Química pelo IFRS e Mestrado em Educação, pela UFRGS. Atualmente é professora de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Ambientalização curricular.

Simone Valdete dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação na modalidade sanduíche pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professora associada 3, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação profissional, formação de professores, educação profissional integrada à eja, educação ambiental e história da educação. Foi Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação de 2011 a 2012. Cumpriu mandato como Diretora da Faculdade de Educação da UFRGS de 2012 a 2016.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos