A escrita como experiência cotidiana: pistas para pensar a formação de professores

Autores

  • Carlos Eduardo Ferraço PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGE/CE/UFES)
  • Tamili Mardegan da Silva PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGE/CE/UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4551

Palavras-chave:

Formação, Escrita, Experiência, Cotidiano, Multiplicidade.

Resumo

Trata-se de um dos desdobramentos da pesquisa “Currículo, cotidiano escolar e clichê” (CNPq, 2015-2018), que tem como um de seus principais objetivos pensar os processos formativos em meio aos movimentos curriculares nos quais a escrita é potencializada na multiplicidade dos cotidianos de diferentes instituições escolares. Para tanto, defende que a formação também acontece com os processos de escrita que se realizam com as experiências e os acontecimentos vivenciados cotidianamente por estudantes e educadores. Entende que, ao se permitirem escrever, os professores e os alunos produzem saberes-fazeres que potencializam seus processos formativos. Destaca as experimentações escritas durante as formações iniciais e/ou continuadas como práticas para o surgimento e/ou afirmação de produções textuais que possam desterritorializar as políticas prescritivas de formação.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGE/CE/UFES)

Possui Licenciatura Plena em Física pela UFES (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ (2008, 2015). É professor associado IV da UFES, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Docência, currículo e processos culturais. Desenvolve pesquisas na área de currículo desde 1999, com ênfase em currículo, cotidiano escolar, conhecimento em redes e filosofia da diferença. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, atuando como coordenador do GRPes Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos (UFES-2007), vice coordenador do GRPes Currículos, narrativas audiovisuais e diferença (UERJ-2017) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos e Culturas (NUPEC) do Centro de Educação da UFES. É vice-presidente/Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd (2015-2017), membro da diretoria da Associação Brasileira de Currículo/ABdC (2015-2017), Coordenador da Comissão de Ética na Pesquisa em Educação da ANPEd (2017) e membro da Comissão de Ética do Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA, 2017). Atuou como coordenador e vice-cordenador do PPGE/UFES e do GT 12 Currículo/ANPEd. Possui livros e capítulos de livros pelas editoras Palgrave Macmillan, De Facto, Cortez, DP et Alii, EDUFES e CRV, e artigos em periódicos especializados, dentre eles, Educação & Realidade, Educação & Sociedade, Ciência & Educação, Currículos sem Fronteiras, Transnational Curriculum Inquiry e Revista e-Curriculum. No período de 2015 a 2017 ajudou a organizar três dossiês temáticos nos periódicos Revista Espaço do Currículo (2015, 2016) e Educação & Realidade (2017), com previsão de organização de outros três dossiês nos periódicos Revista Quaestio (2017), Revista Teias (2017) e Revista Espaço do Currículo (2017).

Tamili Mardegan da Silva, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGE/CE/UFES)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Pitágoras Unidade Guarapari (2012). Especialista em Informática na Educação pela Faculdade de Educação da Serra e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na Linha de Docência, Currículo e Processos Culturais. Membro do Grupo de Pesquisa “Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos”, coordenado pelo professor Carlos Eduardo Ferraço. Possui experiência na docência da Educação Básica pública e particular, com atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente em alfabetização. Atualmente é pedagoga dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal da Educação de Guarapari/ES.


Downloads

Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê