Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4556Palavras-chave:
Filosofia, Ensino de Filosofia, Objetivação Filosófica, Texto Filosófico.Resumo
Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015. Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.