Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio

Autores

  • Wilson José Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Geraldo Balduino Horn Universidade Federal do Paraná
  • Raquel Aline Zanini Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4556

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de Filosofia, Objetivação Filosófica, Texto Filosófico.

Resumo

Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015.  Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico.

 

Biografia do Autor

Raquel Aline Zanini, Universidade Federal do Paraná

Pesquisa envolvendo filosofia e teatro no ensino fundamental no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do PAraná, na linha de CUltura, Escola e Ensino

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Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Artigos