Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4574Palavras-chave:
Educação, Ciências, Cultura, HumanasResumo
Neste relato busca-se apresentar a experiência vivenciada em uma turma de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, em itinerância e alternância. Para auxiliar na construção da identidade docente e a constituição da formação do professor educador do campo, propôs-se a utilização de metodologias alternativas que contemplassem a pedagogia do movimento no paradigma emancipatório, tais como: aprendizagem por projeto, trama conceitual, docência compartilhada e autoavaliação qualitativa emancipatória. Os encaminhamentos se deram em consonância com os princípios da educação do campo, que almejam a construção de uma educação emancipatória por meio do reconhecimento crítico da realidade e da apropriação de conhecimentos necessários para ações pautadas na transformação social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.