Os vários sentidos da arte na formação docente.

Autores

  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense
  • Angelina Accetta Rojas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18316/459

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino Superior, Arte, Criação

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver análises e argumentos sobre o valor da arte na formação superior, com especial atenção à formação docente. A arte incorpora criação e imaginação como fontes e formas de ampliar as perspectivas de produção acadêmica e social do conhecimento. A metodologia adotada é o ensaio, com fundamentos teóricos e conceituais, que sustentam a sequência de análises. A argumentação é construída no sentido de enfatizar na arte e na imaginação as possibilidades de aguçar as observações, que são potencializadas pelo olhar com interesse, com motivação e emoção. Os elementos do ambiente natural e social, que constituem objetos de aprendizagem e de pesquisa, se descortinam mais ampla e profundamente à luz da visão artística e das inspirações imagéticas. Através da arte, da imaginação e da criatividade pode-se reconstruir o real e, nele, as crenças, as ideias, as expectativas. Assim, a relação entre arte, imaginação, sensibilidade e consciência implica num conceito da arte e dos seus símbolos e expressões imaginárias como vetores significativos de descobertas, que aproximam sujeito e objeto do conhecimento através de experiências estéticas e sensíveis. A emergência do ser poético e da consciência sensível não é, a priori, anterior à experiência estética; ambos – ser e consciência – fazem parte dessa experiência, que associa estranhamento e indagações, percepções sensíveis e imaginação criadora, realidade e transcendência.

Palavras-chave: Formação Docente; Ensino Superior; Arte; Criação.

 

 

THE VARIOUS WAYS OF ART IN TEACHER TRAINING

Abstract: This study aims to develop analysis and arguments about the value of art in undergraduate education with special attention to teacher training. The art embodies creation and imagination as sources and ways to broaden the perspectives of academic and social production of knowledge. The adopted methodology is the essay, with theoretical  and conceptual foundations that support the result of analyzis. The argument is constructed in order to emphasize in art and imagination the possibilities to sharpen the observations that are potencialized by the look with interest and motivation and emotion. The elements of the natural and social environment, which are objects of learning and researching are revealed more widely and deeply in the light of artistic vision and imagery inspiration. Through art, imagination and creativity can reconstruct the real and, in it, the beliefs, ideas, and expectations. Thus, the relationship between art, imagination, sensitivity and awareness implies a concept of art and its symbols and expressions imaginary as vectors of significant discoveries, approaching the subject and object of knowledge, through aesthetic experiences and sensitive. The emergence of the being poetic and sensitive conscience is not, a priori, preceding the aesthetic experience; both - being and consciousness - are part of this experience which combines strangeness and questions, sensitive perceptions and creative imagination, reality and transcendence.

Keywords: Teacher Training, Undergraduate Education, Art, Creation.

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Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos