A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Angela Balça Universidade de Évora
  • Ana Isabel Santos

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4950

Palavras-chave:

Educação literária, Língua inglesa, Literatura infantil, Formação de leitores, Ensino básico.

Resumo

O estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária.

Downloads

Publicado

2019-04-09

Edição

Seção

Dossiê