Experiências de mobilidade acadêmica internacional: flertes do antes e o mergulho do durante

Autores

  • Leonidas Roberto Taschetto Universidade La Salle - Programa de Pós-graduação em Educação
  • Gabriel Celestino Rosa UNILASALLE-CANOAS-RS
  • Viviane de Brum da Silveira Universidade La Salle
  • Bruna Carolina dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4989

Palavras-chave:

Mobilidade Acadêmica Internacional, Estudantes de Graduação, Experiência, Intercâmbio.

Resumo

Abordamos neste ensaio experiências de mobilidade acadêmica internacional de quatro jovens estudantes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os objetivos aqui pretendidos resultam de problematizações que assumem a forma das seguintes questões: Que motivações os levaram a estudar no exterior e como significaram essas experiências? Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, de natureza qualitativa, realizada através de entrevistas, considerando-se os flertes do antes da viagem e o mergulho do durante. Para as análises, servimo-nos do referencial teórico-metodológico da Grounded-Theory. As experiências mostraram-se marcadas por questões sensíveis que envolvem desejo, sonhos, determinação, medos e solidão. Evidenciamos a relevância das relações interpessoais na superação de momentos difíceis experienciados durante o intercâmbio.

Biografia do Autor

Leonidas Roberto Taschetto, Universidade La Salle - Programa de Pós-graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral (SWE-CAPES) na Université Paris 8 - Vincennes-Saint Denis, Departamento de Filosofia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Psicologia pela UNISINOS. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas e nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Tem experiência profissional nas áreas de Educação e Psicologia. Atualmente pesquisa temas relacionados à formação de professores, práticas educativas em classes multisseriadas/heterogêneas, ensino-aprendizagem, cuidado de si, currículo, corpo. Tem publicações e pesquisas em formação de professores, interdisciplinaridade, estética, currículo, Análise de Discurso. É pesquisador desde 1999 do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Análise de Discurso (GPEAD) - UFRGS/CNPq, vinculado à Linha de Pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologias (PPGEdu/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição - UFRGS/CNPq, vinculado à Linha de Pesquisa Arte, Ciência e Tecnologia.

Gabriel Celestino Rosa, UNILASALLE-CANOAS-RS

Graduando do curso de Psicologia pela Universidade La Salle - Canoas. Acadêmico Bolsista Externo - FAPERGS (ABE). Documentarista, fotógrafo, roteirista, produtor e editor audiovisual. Atualmente participo de duas pesquisas. Na primeira, coordenada pelo Dr. Leonidas Taschetto da Universidade La Salle, investigamos os aspectos e dimensões subjetivos da experiência de Mobilidade Internacional na percepção de pessoas que tiveram a experiência de estudar no exterior durante algum período de sua formação. A segunda, coordenada pelo Dr. Eros DeSouza da Illinois State University, tem como foco investigativo o fenômeno das microagressões e preconceito sutil relacionados a etnias afrodescendentes nos contextos da realidade Brasileira e Estadunidense. Em 2018 dirigi, junto com Leonidas Taschetto, o longa-documentário (Sobre)Vivências, que reúne 15 depoimentos sobre experiências de preconceitos de gênero e sexualidade.

Viviane de Brum da Silveira, Universidade La Salle

Fisioterapeuta atuante no ambulatório de Fisioterapia Hospital Universitário em Canoas-Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade La Salle.

Bruna Carolina dos Santos

Acadêmica Pesquisadora Especial (APE). Graduanda do Curso de Psicologia, Universidade La Salle, Canoas, RS.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos