Experiências de mobilidade acadêmica internacional: flertes do antes e o mergulho do durante
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4989Palavras-chave:
Mobilidade Acadêmica Internacional, Estudantes de Graduação, Experiência, Intercâmbio.Resumo
Abordamos neste ensaio experiências de mobilidade acadêmica internacional de quatro jovens estudantes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os objetivos aqui pretendidos resultam de problematizações que assumem a forma das seguintes questões: Que motivações os levaram a estudar no exterior e como significaram essas experiências? Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, de natureza qualitativa, realizada através de entrevistas, considerando-se os flertes do antes da viagem e o mergulho do durante. Para as análises, servimo-nos do referencial teórico-metodológico da Grounded-Theory. As experiências mostraram-se marcadas por questões sensíveis que envolvem desejo, sonhos, determinação, medos e solidão. Evidenciamos a relevância das relações interpessoais na superação de momentos difíceis experienciados durante o intercâmbio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.