Experiences of international academic mobility: flirting with before, diving during

Authors

  • Leonidas Roberto Taschetto Universidade La Salle - Programa de Pós-graduação em Educação
  • Gabriel Celestino Rosa UNILASALLE-CANOAS-RS
  • Viviane de Brum da Silveira Universidade La Salle
  • Bruna Carolina dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4989

Keywords:

International Academic Mobility, Undergraduate Student, Experience, Exchange.

Abstract

We discuss in this essay experiences of international academic mobility of four young students from a community university in southern Brazil. The objectives sought here are the result of questions that take the form of the following questions: What motivations led them to study abroad and what did these experiences mean? It is a cut of a larger qualitative research, conducted through interviews, considering the pre-trip flirting and the dive during. For the analysis, we use the theoretical-methodological framework of the Grounded-Theory. Experiences have been marked by sensitive issues involving desire, dreams, determination, fears, and loneliness. We show the relevance of interpersonal relationships in overcoming difficult moments experienced during the exchange.

Author Biographies

Leonidas Roberto Taschetto, Universidade La Salle - Programa de Pós-graduação em Educação

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral (SWE-CAPES) na Université Paris 8 - Vincennes-Saint Denis, Departamento de Filosofia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Psicologia pela UNISINOS. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas e nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Tem experiência profissional nas áreas de Educação e Psicologia. Atualmente pesquisa temas relacionados à formação de professores, práticas educativas em classes multisseriadas/heterogêneas, ensino-aprendizagem, cuidado de si, currículo, corpo. Tem publicações e pesquisas em formação de professores, interdisciplinaridade, estética, currículo, Análise de Discurso. É pesquisador desde 1999 do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Análise de Discurso (GPEAD) - UFRGS/CNPq, vinculado à Linha de Pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologias (PPGEdu/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnopoéticas, Neuroestética e Cognição - UFRGS/CNPq, vinculado à Linha de Pesquisa Arte, Ciência e Tecnologia.

Gabriel Celestino Rosa, UNILASALLE-CANOAS-RS

Graduando do curso de Psicologia pela Universidade La Salle - Canoas. Acadêmico Bolsista Externo - FAPERGS (ABE). Documentarista, fotógrafo, roteirista, produtor e editor audiovisual. Atualmente participo de duas pesquisas. Na primeira, coordenada pelo Dr. Leonidas Taschetto da Universidade La Salle, investigamos os aspectos e dimensões subjetivos da experiência de Mobilidade Internacional na percepção de pessoas que tiveram a experiência de estudar no exterior durante algum período de sua formação. A segunda, coordenada pelo Dr. Eros DeSouza da Illinois State University, tem como foco investigativo o fenômeno das microagressões e preconceito sutil relacionados a etnias afrodescendentes nos contextos da realidade Brasileira e Estadunidense. Em 2018 dirigi, junto com Leonidas Taschetto, o longa-documentário (Sobre)Vivências, que reúne 15 depoimentos sobre experiências de preconceitos de gênero e sexualidade.

Viviane de Brum da Silveira, Universidade La Salle

Fisioterapeuta atuante no ambulatório de Fisioterapia Hospital Universitário em Canoas-Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade La Salle.

Bruna Carolina dos Santos

Acadêmica Pesquisadora Especial (APE). Graduanda do Curso de Psicologia, Universidade La Salle, Canoas, RS.

Published

2018-12-18

Issue

Section

Articles