PROFESSORES E LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO DE PROFESSORES COM LIVROS
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5071Palavras-chave:
Literatura infantil, Paratextos, Formação de professores, Mediação.Resumo
Este estudo investiga como os professores se relacionam com obras literárias infantis e a maneira como as apresentam aos alunos, a fim de observar as principais características da relação estabelecida com a obra e com os elementos que a compõem. Além disso, tendo como base a carência de estudos voltados para os paratextos, visto sua importância dentro da composição de um livro literário, tem-se como objetivo discutir a forma como os educadores compreendem e interagem com esses elementos, bem como os apresentam aos alunos. Para dar conta dos objetivos propostos, foi construído um questionário baseado em questões que possibilitassem o entendimento quanto ao que o professor costuma observar nas suas interações com obras infantis; se observa elementos como capa, contracapa, orelhas, biografia e sinopse; o que considera mais importante e, sobretudo, qual a importância que direciona para esses paratextos e de que forma os compreende. Esse instrumento foi dividido em duas partes, a primeira especificamente sobre a forma como o professor se relaciona com as obras e a segunda em relação à forma como as trabalha com os alunos. Por meio da aplicação desse instrumento, foram levantados dados posteriormente analisados sobre os quais foram formuladas as considerações apresentadas nesse artigo. Por meio desse estudo pretendemos, ainda, contribuir para a discussão sobre a temática dos paratextos, principalmente no que diz respeito ao entendimento que lhe atribuído por docentes.Referências
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