Contributos de Apps de Notícias de Ciência para a Literacia Científica dos Cidadãos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5276Palavras-chave:
Notícias de Ciência, Apps para dispositivos móveis, Divulgação Pública da Ciência, Literacia CientíficaResumo
O crescimento do número de aplicações para dispositivos móveis (apps) ao longo dos últimos anos tem sido exponencial. No entanto, e em particular, as apps informativas não têm sido analisadas relativamente à qualidade da informação que veiculam. Assumindo essa finalidade, o presente estudo, desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, enquadrou-se no paradigma de investigação interpretativo, de natureza mista, inserido num plano metodológico de estudo de caso. Realizou-se uma pesquisa de apps de notícias de Ciência nas stores dos principais sistemas operativos, tendo sido identificados 421 resultados. Critérios pré-definidos foram aplicados para selecionar as apps e analisaram-se 101 notícias de cariz científico de acordo com os indicadores descritos no «Instrumento de Análise de Notícias de Apps de Ciência» (IANACI), concebido e validado durante a realização deste estudo. Os resultados indiciam que a informação veiculada possui, na sua generalidade, qualidade e credibilidade. As conclusões identificam as características consideradas essenciais para uma divulgação pública da Ciência promotora de literacia científica nos cidadãos e relacionam a qualidade de cada uma das apps analisadas com o seu número de seguidores.Referências
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