Contributos de Apps de Notícias de Ciência para a Literacia Científica dos Cidadãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5276

Palavras-chave:

Notícias de Ciência, Apps para dispositivos móveis, Divulgação Pública da Ciência, Literacia Científica

Resumo

O crescimento do número de aplicações para dispositivos móveis (apps) ao longo dos últimos anos tem sido exponencial. No entanto, e em particular, as apps informativas não têm sido analisadas relativamente à qualidade da informação que veiculam. Assumindo essa finalidade, o presente estudo, desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, enquadrou-se no paradigma de investigação interpretativo, de natureza mista, inserido num plano metodológico de estudo de caso. Realizou-se uma pesquisa de apps de notícias de Ciência nas stores dos principais sistemas operativos, tendo sido identificados 421 resultados. Critérios pré-definidos foram aplicados para selecionar as apps e analisaram-se 101 notícias de cariz científico de acordo com os indicadores descritos no «Instrumento de Análise de Notícias de Apps de Ciência» (IANACI), concebido e validado durante a realização deste estudo. Os resultados indiciam que a informação veiculada possui, na sua generalidade, qualidade e credibilidade. As conclusões identificam as características consideradas essenciais para uma divulgação pública da Ciência promotora de literacia científica nos cidadãos e relacionam a qualidade de cada uma das apps analisadas com o seu número de seguidores.

Biografia do Autor

Ana Sofia Sousa, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro

Estudante do Programa Doutoral em Educação, ramo Didática e Desenvolvimento Curricular da Universidade de Aveiro.

Bolseira de Investigação na área da Educação em Ciências financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Licenciatura em Educação Básica.

Dulce Maria Vaz, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro

Docente do Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação

Mestrado em Física e Química

Licenciatura em Física

António Moreira, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro

Doutorado em Didática de Línguas Estrangeiras pela Universidade de Aveiro, onde realiza atividades de ensino e pesquisa como Professor Associado. Com vários livros, capítulos, artigos e programas educativos e de pesquisa publicados em Portugal e no exterior, coordenou o Centro de Competências Locais Nónio Século-XXI, o Laboratório de Conteúdos Digitais da Universidade de Aveiro, do qual foi o fundador, eo diretor do Cursos de Especialização, Mestrado e Programa de Doutorado em Multimídia em Educação. Ele também coordenou os programas de educação de Internet @ eb1 e CBTIC @ EB1 para o distrito de Aveiro entre 2002-2007. Com o principal envolvimento na pós-graduação, é Diretor do Programa de Doutorado em Multimídia em Educação, supervisionou cinco estágios (incluindo Erasmus), 62 mestrado pré-Bolonha, 42 doutorados e 5 pós-doutorandos. Os principais interesses de pesquisa são os Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva em Aprendizagem, Comunidades de Prática e Acesso Aleatório. Ele foi do final de 2010 até o início de 2015, diretor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, e agora é vice-coordenador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da CIDTFF.

Rui Marques Vieira, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - Universidade de Aveiro

Doutorado em Didática, leciona cursos de graduação e pós-graduação em formação de professores, como "Didática das Ciências", na Universidade de Aveiro (Departamento de Educação e Psicologia) desde 2004. Esteve envolvido em vários projetos nacionais (mais de 10) e internacionais e orientou mais de 50 alunos de mestrado e 10 alunos de doutoramento. Publicou 10 livros, mais de 100 artigos em conferências / congressos a nível nacional e internacional. Desenvolveu diversos recursos educacionais e patenteou alguns deles, como o Courseware SERe - O Ser Humano e os Recursos Naturais.

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Publicado

2019-08-15

Edição

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Artigos