“Eu me sentia frustrada por não ter o ensino superior”: mulheres de meia idade x entrada tardia na universidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5427Palavras-chave:
Mulher. Meia idade. Universidade.Resumo
A pesquisa versa sobre a entrada tardia[1] de mulheres no ensino superior e busca identificar as motivações que levaram algumas acadêmicas de meia idade a ingressarem tardiamente na universidade, ou se for o caso, porquê voltaram a fazer um novo curso superior, destacando quais suas expectativas quanto ao futuro, tendo em vista o quanto estas descrições foram influenciadas por questões de gênero. Participaram da pesquisa oito estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com idade entre 39 e 51 anos, as quais responderam um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados indicam que a trajetória escolar das participantes, e posteriormente sua inserção tardia na universidade, estão estreitamente ligadas às questões de gênero. De modo geral, observamos que algumas delas não tiveram acesso a educação no momento correto, em decorrência também do fato da incompreensão dos seus pais de que estudar é importante e principalmente pela construção de enlaces sociais que normatizam o papel da mulher na sociedade como dona de casa, esposa e mãe de família, relegando a ela os bancos escolares e posteriormente acadêmicos.
[1] Usaremos a expressão (inserção tardia) para nos referir ao fato de ser adiada a inserção no ensino superior, em decorrência de se ausentarem vários anos da escola.
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