“Trabalho gênero e sexualidade quando o assunto chega nas minhas aulas”: a escola nas discussões de gênero e sexualidades a partir da demanda dos/as alunos/as
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5442Palavras-chave:
Escolas, Gênero, Sexualidades, Formação de Professores.Resumo
Qual tem sido o trabalho desenvolvido pelas escolas na discussão de gênero e sexualidade? Partimos da afirmação de que a escola realiza o trabalho com gênero e sexualidade, mesmo que não tenha consciência disso. Essa pergunta inicial, que não é absolutamente nova, é o foco das análises apresentadas neste artigo a partir de questões surgidas de uma pesquisa realizada num programa de pós-graduação em Educação, entre os anos de 2015-2016. Uma questão problematizadora interessada nas abordagens de gênero e sexualidades nas aulas, de forma planejada ou não. Gênero e sexualidades são organizadores sociais, resultado de construção histórica e cultural. Assim, dialogar com professores e professoras é reforçar a ideia de que escolas não são essências, mas fruto de relações entre indivíduos e sociedade. Para desenvolver a pesquisa e as análises, estamos assumindo a perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista, influenciada pelos estudos foucaultianos, que, não se propondo a oferecer soluções, proporciona a oportunidade de ampliar o debate sobre pesquisa no campo educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.