Capoeira e Educação: pelo movimento, pelas narrativas e pela experiência

Autores

  • Norma Silvia Trindade de Lima Professora, Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC)
  • Jackeline Rodrigues Mendes Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP e do Grupo Vozes na Escola – IEL/UNICAMP.
  • Renata Sieiro Fernandes Docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação do UNISAL, unidade Americana. Integrante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5499

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Capoeira, Formação de Educadores, Inclusão.

Resumo

O artigo toma como problemática o potencial educativo e inclusivo dos patrimônios culturais imateriais nas comunidades, tensionando as referências epistêmicas colonizadoras, hierarquizadas, excludentes e eurocentradas. O objetivo é discorrer sobre os sentidos e os saberes mobilizados nas relações entre corpo, pensamento e linguagem, relativos aos modos como se realizam os processos educativos nas práticas da capoeira. Parte de um curso de formação baseado em reflexões e rodas de conversa, com filmes e temas disparadores, para educadores e capoeiristas. Os dados apontam para o favorecimento de intercâmbios e a promoção de deslocamentos por aprendizagens entre culturas acadêmicas e não acadêmicas.

Biografia do Autor

Norma Silvia Trindade de Lima, Professora, Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/UNICAMP; Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC, Linha de pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação, Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais - PHALA. Integrante e graduada em capoeira (corda roxa e marron/professora) pelo Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte, IBECA (2018).Principais temáticas de estudos/publicação: educação, inclusão, diferença, capoeira, pós-colonialismo/decolonialidade. Psicóloga pela Universidade Santa Úrsula (1985), Psicodramatista-Didata pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (1997), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Jackeline Rodrigues Mendes, Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP e do Grupo Vozes na Escola – IEL/UNICAMP.

Licenciatura em Matemática, mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP

Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP e do Grupo Vozes na Escola – IEL/UNICAMP.

Renata Sieiro Fernandes, Docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação do UNISAL, unidade Americana. Integrante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

Graduação em Pedagogia, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação do UNISAL, unidade Americana. Integrante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Experiências