Capoeira e Educação: pelo movimento, pelas narrativas e pela experiência

Norma Silvia Trindade de Lima, Jackeline Rodrigues Mendes, Renata Sieiro Fernandes

Resumo


O artigo toma como problemática o potencial educativo e inclusivo dos patrimônios culturais imateriais nas comunidades, tensionando as referências epistêmicas colonizadoras, hierarquizadas, excludentes e eurocentradas. O objetivo é discorrer sobre os sentidos e os saberes mobilizados nas relações entre corpo, pensamento e linguagem, relativos aos modos como se realizam os processos educativos nas práticas da capoeira. Parte de um curso de formação baseado em reflexões e rodas de conversa, com filmes e temas disparadores, para educadores e capoeiristas. Os dados apontam para o favorecimento de intercâmbios e a promoção de deslocamentos por aprendizagens entre culturas acadêmicas e não acadêmicas.

Palavras-chave


Cultura; Educação; Capoeira; Formação de Educadores; Inclusão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i2.5499

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ISSN: 2236-6377

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