Capoeira and Education: by movement, by narratives and by experience

Authors

  • Norma Silvia Trindade de Lima Professora, Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC)
  • Jackeline Rodrigues Mendes Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP e do Grupo Vozes na Escola – IEL/UNICAMP.
  • Renata Sieiro Fernandes Docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação do UNISAL, unidade Americana. Integrante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5499

Keywords:

Culture, Education, Capoeira, Educator Training, Inclusion.

Abstract

This article discusses issues around educational and inclusive potential of intangible cultural heritage, especially in the capoeira and academic communities. It aims to stress colonizing, hierarchical, exclusionary and Eurocentric epistemic references. This article aims to discuss meanings and knowledges which have been mobilized in the relations between body, thought and language, related to ways in which educational processes are carried out in the capoeira practices. Methodologically, part of a training course based on reflections and conversation wheels from films and triggers, offered to general educators and capoeiristas. The data point to the possibilities of favoring exchanges, dialogues and promoting displacements from mutual learning between distinct cultures, academic and non-academic.

Author Biographies

Norma Silvia Trindade de Lima, Professora, Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/UNICAMP; Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC, Linha de pesquisa (8): Linguagem e Arte em Educação, Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais - PHALA. Integrante e graduada em capoeira (corda roxa e marron/professora) pelo Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte, IBECA (2018).Principais temáticas de estudos/publicação: educação, inclusão, diferença, capoeira, pós-colonialismo/decolonialidade. Psicóloga pela Universidade Santa Úrsula (1985), Psicodramatista-Didata pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (1997), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Jackeline Rodrigues Mendes, Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP e do Grupo Vozes na Escola – IEL/UNICAMP.

Licenciatura em Matemática, mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP

Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC, Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP e do Grupo Vozes na Escola – IEL/UNICAMP.

Renata Sieiro Fernandes, Docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação do UNISAL, unidade Americana. Integrante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

Graduação em Pedagogia, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia e do programa de pós-graduação em Educação do UNISAL, unidade Americana. Integrante do Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do Grupo de Pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP. 

Published

2020-08-05

Issue

Section

Experiences