Direitos Humanos e Ciberfeminismo: novos olhares sobre a discussão de gênero nas instituições educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5503Palavras-chave:
Ciberfeminismo, Tecnologias, Gênero, Escola, Direitos Humanos.Resumo
Este artigo tem por objeto a análise de atividades pedagógicas que despertem o interesse, a criticidade e a consciência político-social-ideológica de alunos/as. Faz-se aqui um recorte quanto ao estudo de gênero no âmbito escolar devido à sua relevância, sobretudo num contexto em que emergem diversos discursos e opiniões divergentes quanto à inclusão da discussão de gênero e diversidade sexual nas escolas. Optou-se por inserir essa temática dentro de uma abordagem voltada para a educação em Direitos Humanos, pois essa perspectiva educacional vem destacando-se como um dos principais instrumentos para a transformação da realidade vivenciada na contemporaneidade, principalmente frente à luta pela igualdade entre homens e mulheres e combate à violência de gênero, assim como pela necessidade de desconstruir ideias equivocadas quanto ao tema que se difundem entre os/as jovens. Retrata-se, com esse fim, os feminismos estruturados no ciberespaço e suas potencialidades para a busca de transformação social, abordando-os como elementos pedagógicos para a discussão dos ideais feministas, os quais se fazem relevantes para todas as esferas da educação comprometidas com o despertar crítico dos/das estudantes para compreenderem e exercerem modificações sobre o contexto social do qual fazem parte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.