Direitos Humanos e Ciberfeminismo: novos olhares sobre a discussão de gênero nas instituições educacionais

Autores

  • Meirylane Lopes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Tânia Rodrigues Palhano UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5503

Palavras-chave:

Ciberfeminismo, Tecnologias, Gênero, Escola, Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo tem por objeto a análise de atividades pedagógicas que despertem o interesse, a criticidade e a consciência político-social-ideológica de alunos/as. Faz-se aqui um recorte quanto ao estudo de gênero no âmbito escolar devido à sua relevância, sobretudo num contexto em que emergem diversos discursos e opiniões divergentes quanto à inclusão da discussão de gênero e diversidade sexual nas escolas. Optou-se por inserir essa temática dentro de uma abordagem voltada para a educação em Direitos Humanos, pois essa perspectiva educacional vem destacando-se como um dos principais instrumentos para a transformação da realidade vivenciada na contemporaneidade, principalmente frente à luta pela igualdade entre homens e mulheres e combate à violência de gênero, assim como pela necessidade de desconstruir ideias equivocadas quanto ao tema que se difundem entre os/as jovens. Retrata-se, com esse fim, os feminismos estruturados no ciberespaço e suas potencialidades para a busca de transformação social, abordando-os como elementos pedagógicos para a discussão dos ideais feministas, os quais se fazem relevantes para todas as esferas da educação comprometidas com o despertar crítico dos/das estudantes para compreenderem e exercerem modificações sobre o contexto social do qual fazem parte.

Biografia do Autor

Meirylane Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui Licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2019) e Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Atualmente é revisora de textos da Universidade Federal da Paraíba e professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

Tânia Rodrigues Palhano, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2002), graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1985). Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Fundamentação em Educação da Universidade Federal da Paraíba com experiência na área de Filosofia da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: pragmatismo, trabalho em educação, legislação educacional, filosofia da educação na licenciatura, filosofia no ensino médio.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos