Língua Brasileira de Sinais e Cultura Surda na Formação de Servidores Públicos Municipais de uma Cidade do Interior Paulista.
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5685Palavras-chave:
Educação, Cultura, Humanas.Resumo
O presente artigo teve por objetivo oferecer um curso de formação em Língua Brasileira de Sinais – Libras e Cultura Surda junto a um grupo de servidores públicos de diferentes setores municipais de uma cidade do interior paulista, com vistas a dotá-los de conhecimentos básicos para oferecer um atendimento mais qualificado aos surdos e atenuar as barreiras comunicativas entre ambos. Teve como participantes 37 servidores públicos, numa carga horária de 30 horas contando com a presença de profissionais ouvintes especializados na área e dois surdos fluentes em Libras. Aplicou-se um questionário inicial para atender às demandas dos servidores e um final sobre a autoavaliação de seus aprendizados e expectativas. Os resultados mostraram que a maioria se sentiu mais preparada para oferecer aos surdos um atendimento de melhor qualidade, mas, também, houve aqueles que responderam ainda sentir certa insegurança, requerendo um maior tempo de prática e estudo para estabelecer uma comunicação de maior alcance para compreensão mútua. Em relação à formação recebida, esta foi em conformidade à importância de aprender essa língua, ao menos basicamente, não só para a comunicação em serviço, mas para a inclusão social destacando a relação estabelecida entre teoria e prática, em todos os instantes, o que proporcionou uma formação mais crítica e reflexiva sobre os conhecimentos adquiridos. Frente à inclusão social, faz-se necessário a realização de cursos de formação em Libras, uma vez que a condição linguística do surdo se realiza na modalidade de transmissão visual-espacial em vez de oral-auditiva como nas demais pessoas.Downloads
Publicado
2020-03-24
Edição
Seção
Dossiê
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