Articulando as questões de gêneros e sexualidades vivenciadas numa sala de aula de ciências com conceito de educação menor
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5696Palavras-chave:
Educação Menor, Gêneros, Sexualidades.Resumo
O artigo tem como objetivo discutir as experiências narrativas de uma professora de Ciências, uma mestranda-pesquisadora, e alunos/as que participaram de um projeto que objetivava debater as questões de gêneros e de sexualidades no espaço escolar. Tais experiências foram apresentadas em quatro cenas narrativas. As experiências narradas estão relacionadas às três características de educação menor destacadas pelo autor Silvio Gallo, a saber: desterritorialização, ramificação política e valor coletivo. É importante destacar que as discussões realizadas na escola possibilitaram que as temáticas de gêneros e sexualidades adentrassem o currículo escolar e articulassem os conteúdos da disciplina de Ciências a essas temáticas, além de possibilitarem que os seus envolvidos pudessem (re)pensar sobre tais questões. Entendemos que práticas pedagógicas que adotem os pressupostos da educação menor contribuem para a valorização de multiplicidades de gêneros e sexualidades. O estudo se apresenta como uma possibilidade de pensarmos uma experiencia narrativa, em uma sala de aula de Ciências, de refletirmos sobre as resistências possíveis, de pensarmos nas relações que se estabeleceram entre a professora, mestranda-pesquisadora, e os/as alunos/as de refletirem acerca da educação menor, provocativa e singular, que valorize o convívio social e o pluralismo, promovendo ações que visam à promoção de uma educação de gêneros e sexualidades a qual combata o sexismo, o racismo, a misoginia, a homo, trans e lesbofobia, entre outras manifestações de preconceito e de discriminação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.