Segregação no acesso ao ensino superior no Brasil: perfil dos ingressantes
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5711Palavras-chave:
Ensino Superior, Expansão, Democratização, Perfil dos Estudantes.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o perfil dos estudantes de ensino superior no Brasil, cotejando os cursos de elite com as licenciaturas, de modo a investigar se o acesso ainda é hierarquizado para distintos estratos populacionais. Utilizou-se como metodologia a Análise Descritiva de Dados, buscando as informações no Censo da Educação Superior 2015. Os achados apontam que, contrastando cursos de elite com cursos de licenciatura, há uma prevalência de homens (57%) e brancos (61%), frente a 43% de mulheres e 39% de negros nos cursos de elite. Já nos cursos de licenciatura, embora o componente racial não se destaque, a prevalência é feminina, com 70% dos ingressantes. Portanto, pode-se aventar que, a despeito das iniciativas do governo (PROUNI, REUNI e FIES) tenham sido efetivas na expansão do acesso ao ensino superior, ainda há muito a avançar no processo de democratização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.