Segregation on access to higher education in Brazil: profile of ingressors

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.5711

Keywords:

Higher Education, Expansion, Democratization, Profile of Students.

Abstract

The objective of this article is to analyze the profile of higher education students in Brazil, comparing elite courses with undergraduate degrees, in order to investigate whether access is still hierarchical for different population strata. The descriptive analysis of data and information from the Census of Higher Education 2015 was accessed as a methodology. The findings indicate that contrasting elite courses with undergraduate degrees there is a prevalence in the elite courses of men, 57%, and white 61%, compared to 39% of blacks and 43% of women already in the degree, although the racial component does not stand out, the prevalence is female with 70% of the participants. Therefore, it may be pointed out that despite government initiatives (PROUNI, REUNI and FIES) that have been effective in expanding access to higher education, there is still much to progress in the process of democratization.

Author Biographies

Lorena Passos de Souza

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atuou como Estagiaria do Programa Institucional Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-Biologia) UFRB. Com experiência em projetos educacionais (Programa Mais Educação).

Luana Passos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora (2015-2018) e Mestre (2013-2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense; formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2012). Atualmente no pós doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018).No âmbito das atividades de pesquisa, tem interesse pela temática da justiça distributiva, políticas sociais, Estado de Bem-Estar Social, assistência social , desigualdades diversas (gênero, raça, social)

Rosilda Arruda Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Pedagogia (1983) e Mestrado em Sociologia (1988) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Foi professora da UFPE (maio/1989 a janeiro/2010) e da UFBA (fevereiro/2010 e fevereiro/2013). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Biologia do CCAAB-UFRB e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, do CETENS-UFRB. Na UFBA foi Coordenadora de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Assessora da Pró-Reitoria e Pró-Reitora. Atuou como Coordenadora da equipe de pesquisadores da UFBA junto à Rede Ibero-Americana de Investigação em Política Educativa (RIAIPE3), desenvolvendo o Projeto "Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior", financiado pela Comissão Europeia (dezembro/2011 a dezembro/2013); e como Vice-Coordenadora do Programa Escola de Gestores na UFBA. Atua como pesquisadora do Observatório do CNPq sobre Determinantes da Equidade no Ensino Superior. Tem trabalhos publicados nas áreas de educação, sociologia e metodologia científica. Desenvolve atividades nos campos da gestão, política e planejamento educacional; avaliação educacional e projetos sociais. As temáticas em que vem trabalhando focalizam os seguintes aspectos: educação superior; avaliação educacional; gestão da educação; construção de indicadores de qualidade em educação; epistemologia, sociologia da educação e sociologia do conhecimento. 

Published

2020-08-05

Issue

Section

Articles