Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica

Autores

  • Thiago Vicente de Assunção Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Paula Teixeira Bruno Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5746

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Ensino Básico, Currículo, Alfabetização Científica

Resumo

O artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.

Biografia do Autor

Thiago Vicente de Assunção, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências. Licenciado em Física pela Universidade Católica de Pernambuco.

Ana Paula Teixeira Bruno Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também exerce a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância da UFRPE/UAEADTec.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos