Investigando as emoções de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado

Aline Resende Gomes, Pedro Donizete Colombo Junior

Resumo


O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa na formação inicial de professores, sendo o momento em que o licenciando depara-se com o ambiente da profissão que escolheu, emergindo diferentes emoções neste processo. Esta pesquisa investigou as emoções manifestadas por cinco licenciandos de cursos de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em situação de ECS. Em um viés metodológico, empregou-se observações e gravações em áudio e vídeo de regências e entrevistas semiestruturadas, sendo as análises amparadas por meio do Método da Lembrança Estimulada. Os resultados mostraram que o confronto com a realidade escolar constitui o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, porquanto é gerador de emoções, como medo, ansiedade e angústia.

Palavras-chave


Formação Inicial de Professores; Ciências da Natureza; Estágio Curricular Supervisionado; Emoções; Método da Lembrança Estimulada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i3.6319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000