Investigando as emoções de licenciandos em situação de estágio curricular supervisionado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6319

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores, Ciências da Natureza, Estágio Curricular Supervisionado, Emoções, Método da Lembrança Estimulada.

Resumen

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma importante etapa na formação inicial de professores, sendo o momento em que o licenciando depara-se com o ambiente da profissão que escolheu, emergindo diferentes emoções neste processo. Esta pesquisa investigou as emoções manifestadas por cinco licenciandos de cursos de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em situação de ECS. Em um viés metodológico, empregou-se observações e gravações em áudio e vídeo de regências e entrevistas semiestruturadas, sendo as análises amparadas por meio do Método da Lembrança Estimulada. Os resultados mostraram que o confronto com a realidade escolar constitui o maior desafio enfrentado pelos licenciandos ao adentrar à sala de aula, porquanto é gerador de emoções, como medo, ansiedade e angústia.

Publicado

2020-11-30

Número

Sección

Artigos