PNA 2019 – Alguns aspectos dos pensamentos pedagógicos que permeiam a Política Nacional de Alfabetização

Ana Cláudia Vieira Braga, Jorge Manoel Adão, Zeli Ambros

Resumo


Este texto faz umaanálisedo Caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA), publicado em abril do ano de 2019 pela Secretaria de Alfabetização (SENAF) do Ministério da Educação (MEC), com vistas à identificação de alguns aspectos dos pensamentos pedagógicos contemporâneos e as fundamentações teóricas educacionais que permeiam o documento.Para alcançarmos uma análise sincrônica, realizamos um resumo do histórico e metodológico da alfabetização no Brasil com o intuito de situar o alcance do pensamento pedagógico que influenciou a concepção da PNA e construímos um quadro comparativo entre o Pacto Nacionalde Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de 2012 e a PNA de 2019 com a fim de demarcar quais influências dos Pensamentos Pedagógicos Brasileiro foram substituídas na Política Nacional de Alfabetização. A pesquisa foi embasada em análise de documentos oficiais e em artigos científicos e teses de mestrado/doutorado de universidades brasileiras efoi realizada considerando somente o segmento da educação infantil.


Palavras-chave


Educação; Pensamento Pedagógico; Política Nacional; Alfabetização; PNAIC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i2.6410

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