A inovação proletarizada: perfil e desafios dos profissionais nos laboratórios de informática da rede municipal de ensino de Santarém-PA

Gilson Cruz Junior, Rosane Crema Sousa

Resumo


O objetivo deste estudo é investigar o perfil e os desafios dos profissionais que atuam nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino de Santarém, Pará. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para a construção dos dados. Os sujeitos participantes são os agentes que atuam especificamente nas salas informatizadas das escolas da região urbana do município, os quais podem se caracterizar como “professores” ou “instrutores”. A análise dos dados mostrou que o perfil dos referidos agentes é heterogêneo, bem como os obstáculos que eles enfrentam em seu cotidiano, que abrangem desde as dificuldades na manutenção e reposição dos equipamentos à incipiência das políticas municipais de formação continuada.


Palavras-chave


Educação; Tecnologias Digitais; Formação Docente; PROINFO.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i3.6415

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ISSN: 2236-6377

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