A Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Desafios, experiências e possibilidades para o ensino das lutas na escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6471Palavras-chave:
Educação Física, Jogos de Oposição, Ensino Fundamental, Lutas.Resumo
Este relato de experiência parte das aulas de Educação Física com duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola situada no Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Teve como objetivo compreender a partir das estratégias didáticas organizadas pelo professor das turmas como os jogos de oposição podem contribuir no desenvolvimento de uma proposta introdutória para o ensino das lutas. Usou - se a observação participante com Gil (2002) e as imagens como registro. Entendeu-se que os jogos de oposição foram ferramentas do processo de conhecimento, abordagem e proposta da temática luta no contexto das turmas do sexto ano. Como resultados, a ludicidade, as atitudes e valores trabalhados sobressaíram na verbalização dos alunos, reflexões nas rodas de conversa e nos grupos dos seminários, bem como as estratégias fundamentadas na dinâmica e regras dos jogos que possibilitaram a introdução de elementos e movimentos de diversificadas lutas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.