Traçando relações entre etnoecologia e educação patrimonial para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6476

Palavras-chave:

Educação e Cultura, Inventário Participativo, Interculturalidade, Povos Indígenas, Quilombos.

Resumo

Localizada no município de Carnaubeira da Penha, em uma região semiárida de Pernambuco, o quilombo-indígena da Tiririca dos Crioulos articula as suas memórias em torno das narrativas que conformam a sua identidade. Nesse local, entre os anos de 2014 a 2018, ocorreu a ação de Educação Patrimonial “Do Buraco ao Mundo”, um processo de “pesquisa de si”, das referências que formam e da maneira como os próprios tiririqueiros e tiririqueiras, atuando como pesquisadores locais, querem se apresentar ao mundo. As considerações aqui efetuadas nos demonstram a possibilidade de diferentes formas para a contextualização dos processos de ensino-aprendizagem, indicando a potencialidade das estratégias de Educação Patrimonial, associadas a uma abordagem etnoecológica na mediação de conhecimentos, para o combate às práticas discriminatórias e deslegitimadoras de saberes em busca de uma educação na qual toma o território como condição de possibilidade de relacionamentos e (re)descobertas.

Biografia do Autor

Nivaldo Aureliano Léo Neto, Universidade Estadual do Ceará

Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE/Fortaleza)Pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB-Salvador)Doutor em Ciências Biológicas-Zoologia (UFPB) Mestre em Ciências Sociais (UFCG) 
Mestre em Ciências Biológicas-Zoologia (UFPB)Mestre em Educação, Culturas e Identidades (FUNDAJ/UFRPE)Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UEPB)

Maurício Antunes Tavares, Fundação Joaquim Nabuco

Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestre (2005) e doutor em Sociologia (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2007 atua como Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e desde 2014 como docente do Programa Associado de Pós Graduação em Educação, Cultura e Identidades.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Experiências