Evasão estudantil: Processos de abandono de cursos técnicos a distância
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6514Palavras-chave:
Evasão, Educação Profissional Técnica, Educação a Distância.Resumo
Este texto traz discussões de pesquisa sobre a evasão em cursos técnicos a distância, tendo em vista os altos índices apresentados. Fundamentados, principalmente, em Heijmans, Fini e Lüscher (2013), Vygotsky e Luria (2017), e Lobo (2012), foi desenvolvida análise qualitativa dos dados coletados. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário semiaberto e entrevista com alunos evadidos. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes (60%) afirmou que deixou o curso por questões de trabalho ligadas à situação financeira, mencionando ter sido questão de sobrevivência familiar. Em seguida, aparecem outros problemas familiares. Quanto aos motivos institucionais, aparecem a não adaptação à metodologia de educação a distância, reclamações a respeito do apoio pedagógico por tutores sem formação na área da disciplina, poucas aulas práticas e problemas de comunicação interna e externa. Foi possível perceber que a decisão pela evasão ocorre como resultado de reflexões que o estudante faz a partir de frustrações, sendo que a maioria das decisões pela evasão não vêm em função de um único problema, mas sim da conjugação entre frustrações ligadas ao curso e suas dificuldades sociais naquele momento.
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