Diálogo com imagens no contexto do ensino

Autores

  • Ozaias Antônio Batista UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6587

Palavras-chave:

Imagens Poéticas no Ensino, Imaginário e Educação, Fenomenologia da Imaginação Poética, Gaston Bachelard.

Resumo

A faculdade imaginativa inerente ao anthropos foi secundarizada nos percursos formativos e teorias pedagógicas balizadas pelo paradigma educacional moderno hegemônico. Ciente disso, o presente trabalho expõe as características de uma educação imaginária, através da qual a imagem torna-se um recurso didático-pedagógico capaz de fomentar experiências educacionais que desenvolvam a capacidade imaginativa do ser. Nas reflexões aqui apresentadas, serão adotados alguns pressupostos da fenomenologia da imaginação poética de Gaston Bachelard, assim como categorias e conceitos de pensadores bachelardianos estudiosos do imaginário educacional. Embora Bachelard não seja um autor pertencente às ciências da educação, sua fenomenologia poética oferece pistas para constituição de uma pedagogia capaz de potencializar o atributo imaginativo do ser.

Biografia do Autor

Ozaias Antônio Batista, UFPI

Professor na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) (UFPI) e Mythos-Logos: ciência, religião e imaginário (UFRN). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por trabalhos que envolvam as temáticas do Ensino de Sociologia, Ciências Sociais e Educação, Cultura e imaginário poético, bem como Complexidade & Educação.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos