Diálogo com imagens no contexto do ensino

Ozaias Antônio Batista

Resumo


A faculdade imaginativa inerente ao anthropos foi secundarizada nos percursos formativos e teorias pedagógicas balizadas pelo paradigma educacional moderno hegemônico. Ciente disso, o presente trabalho expõe as características de uma educação imaginária, através da qual a imagem torna-se um recurso didático-pedagógico capaz de fomentar experiências educacionais que desenvolvam a capacidade imaginativa do ser. Nas reflexões aqui apresentadas, serão adotados alguns pressupostos da fenomenologia da imaginação poética de Gaston Bachelard, assim como categorias e conceitos de pensadores bachelardianos estudiosos do imaginário educacional. Embora Bachelard não seja um autor pertencente às ciências da educação, sua fenomenologia poética oferece pistas para constituição de uma pedagogia capaz de potencializar o atributo imaginativo do ser.


Palavras-chave


Imagens Poéticas no Ensino; Imaginário e Educação; Fenomenologia da Imaginação Poética; Gaston Bachelard.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i2.6587

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ISSN: 2236-6377

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