Diálogo com imagens no contexto do ensino
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6587Palabras clave:
Imagens Poéticas no Ensino, Imaginário e Educação, Fenomenologia da Imaginação Poética, Gaston Bachelard.Resumen
A faculdade imaginativa inerente ao anthropos foi secundarizada nos percursos formativos e teorias pedagógicas balizadas pelo paradigma educacional moderno hegemônico. Ciente disso, o presente trabalho expõe as características de uma educação imaginária, através da qual a imagem torna-se um recurso didático-pedagógico capaz de fomentar experiências educacionais que desenvolvam a capacidade imaginativa do ser. Nas reflexões aqui apresentadas, serão adotados alguns pressupostos da fenomenologia da imaginação poética de Gaston Bachelard, assim como categorias e conceitos de pensadores bachelardianos estudiosos do imaginário educacional. Embora Bachelard não seja um autor pertencente às ciências da educação, sua fenomenologia poética oferece pistas para constituição de uma pedagogia capaz de potencializar o atributo imaginativo do ser.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.