Estratégias de leitura recorridas por professoras iniciantes na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6654

Palavras-chave:

Professor Iniciante, Estratégias de Leitura, Educação Infantil.

Resumo

Trabalhar estratégias de leitura desde a pequena infância torna-se um dos pressupostos teóricos que direcionaram o trabalho de pesquisa relatado neste artigo. Para este fim, tivemos como base de estudo uma investigação qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que duas professoras em início de carreira na Educação Infantil foram fonte direta de coleta de dados. Objetivamos compreender quais são as estratégias de leitura adotadas por professoras de bebês e de crianças pequeninas (0 a 3 anos), bem como as dificuldades presentes na estruturação deste tipo de prática pedagógica. O referencial teórico adotado possibilitou agrupar a compreensão das principais dificuldades do professor iniciante e da importância de promover a linguagem oral e escrita na infância. Em termos metodológicos, a fonte de recolha das informações, tanto nas observações quanto nas entrevistas concedidas, auxiliou na efetivação dos objetivos propostos inicialmente. A conclusão permite inferir que é possível um trabalho com estratégias de leitura quando a professora envolve as crianças no contexto da narrativa, ao articular seus conhecimentos prévios, por meio de inferências e da sumarização das histórias que elege como fonte de acesso à leitura da literatura infantil.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, INMA, Campo Grande-MS.

Fernanda Alves Barreto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Integrante do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática" - (GEPIDEM/UFMS/CNPq).

Thiago Moessa Alves, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP).

Professor na Prefeitura de Naviraí-MS. Doutorando em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP em Presidente Prudente-SP. Pesquisador do grupo de pesquisas Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário - UNESP/CNPq. Mestre em Letras (2014), área de concentração em Linguística e Transculturalidade, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Estrangeira (2009) pelas Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV. Licenciado em Letras (2008) com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas também pela FINAV.

Renata Junqueira de Souza, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Letras pela UNESP (1987); Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Letras pela UNESP (2000). É livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Edição

Seção

Artigos