Estratégias de leitura recorridas por professoras iniciantes na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6654Palavras-chave:
Professor Iniciante, Estratégias de Leitura, Educação Infantil.Resumo
Trabalhar estratégias de leitura desde a pequena infância torna-se um dos pressupostos teóricos que direcionaram o trabalho de pesquisa relatado neste artigo. Para este fim, tivemos como base de estudo uma investigação qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que duas professoras em início de carreira na Educação Infantil foram fonte direta de coleta de dados. Objetivamos compreender quais são as estratégias de leitura adotadas por professoras de bebês e de crianças pequeninas (0 a 3 anos), bem como as dificuldades presentes na estruturação deste tipo de prática pedagógica. O referencial teórico adotado possibilitou agrupar a compreensão das principais dificuldades do professor iniciante e da importância de promover a linguagem oral e escrita na infância. Em termos metodológicos, a fonte de recolha das informações, tanto nas observações quanto nas entrevistas concedidas, auxiliou na efetivação dos objetivos propostos inicialmente. A conclusão permite inferir que é possível um trabalho com estratégias de leitura quando a professora envolve as crianças no contexto da narrativa, ao articular seus conhecimentos prévios, por meio de inferências e da sumarização das histórias que elege como fonte de acesso à leitura da literatura infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.