Cinema e pesquisa em educação: sobre a arte de colecionar e narrar

Carola Freire Saraiva, Rosa Maria Bueno Fischer

Resumo


O artigo discute possibilidades de articulação entre narrativas fílmicas e construções metodológicas na pesquisa em educação. A partir de obras de Alfred Hitchcock, Abbas Kiarostami e Agnès Varda, tecemos considerações sobre atitudes éticas e estéticas do pesquisador, com foco no registro e análise de cenas cotidianas, relacionadas a práticas escolares. Com o apoio em Walter Benjamin, Michel Foucault, Jeanne Marie Gagnebin e Alain Badiou, defendemos a necessidade da complexidade do olhar do pesquisador, atento à sua tarefa de colecionar imagens e ditos, a serem tratados poética e filosoficamente por meio da escrita. Apostamos nos movimentos lacunares e de incompletude, como potencializadores das práticas investigativas em educação.


Palavras-chave


Pesquisa em Educação; Narrativa; Cinema; Escrita de Si.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i2.6659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000