Cinema e pesquisa em educação: sobre a arte de colecionar e narrar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i2.6659

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Narrativa, Cinema, Escrita de Si.

Resumo

O artigo discute possibilidades de articulação entre narrativas fílmicas e construções metodológicas na pesquisa em educação. A partir de obras de Alfred Hitchcock, Abbas Kiarostami e Agnès Varda, tecemos considerações sobre atitudes éticas e estéticas do pesquisador, com foco no registro e análise de cenas cotidianas, relacionadas a práticas escolares. Com o apoio em Walter Benjamin, Michel Foucault, Jeanne Marie Gagnebin e Alain Badiou, defendemos a necessidade da complexidade do olhar do pesquisador, atento à sua tarefa de colecionar imagens e ditos, a serem tratados poética e filosoficamente por meio da escrita. Apostamos nos movimentos lacunares e de incompletude, como potencializadores das práticas investigativas em educação.

Biografia do Autor

Carola Freire Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do PPGEDU/UFRGS.

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora titular da Faculdade de Educação UFRGS. Pesquisadora I-b do CNPq.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Artigos