Adolescentes em contexto de privação de liberdade no CENSE: concepções e perspectivas acerca da educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6669Palavras-chave:
Pedagogia Socioeducativa, Pedagogia Social, Medidas Socioeducativas, Centros de Socioeducação (CENSE).Resumo
A proteção às infâncias e juventudes no Brasil vem sendo debatida há muitos anos, culminando com a mudança de paradigma da situação irregular para a doutrina da proteção integral, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Nessa perspectiva, além da responsabilização e reprovação da conduta infracional do adolescente, as medidas socioeducativas se configuram como uma das garantias da proteção desses sujeitos, presentes no ECA e, posteriormente, nas legislações pertinentes à Socioeducação. O presente estudo tem como objetivo analisar as concepções e perspectivas que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação no CENSE de Santo Antônio da Platina, no Estado do Paraná, têm sobre a educação. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada a partir de revisão de literatura, pesquisa documental e de campo, sendo a coleta dos dados empíricos empreendida por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram nove adolescentes internados no CENSE. Considerou-se que as particularidades na escolaridade e nas concepções sobre Educação que os adolescentes privados de liberdade têm, a partir de suas trajetórias escolares, incidem diretamente tanto no processo socioeducativo quanto nos seus projetos de vida. Sobretudo, buscou-se pensar em caminhos para uma maior efetividade do atendimento socioeducativo, principalmente no que concerne à Educação, partindo dos principais sujeitos deste processo, os adolescentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.