Um discurso sobre democratização da escola pública: contribuições à emergência do debate

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) http://orcid.org/0000-0002-1372-5444
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6816

Palavras-chave:

Escola Pública, Democratização, Políticas Públicas Educacionais, Prática Pedagógica.

Resumo

O discurso sobre a democratização da escola pública constitui peça-chave em campanhas e projetos político-educacionais no Brasil, evidenciando a necessidade de investimentos no setor, no entanto, historicamente, também paralelo a esse discurso, vivencia-se uma prática marcada pelo negligenciamento e pela falta de sistematização de políticas públicas que avancem nesse ideal. Diante desse problema, neste estudo discute-se alguns impasses e controvérsias inerentes ao processo de democratização do ensino na escola pública, apontando para a necessidade de superação desse dilema, com vistas a um espaço democrático de construção e socialização de saberes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, à luz das leituras de Behrens (2005), Chizzotti; Almeida (2019), Gadotti; Torres (2001), Dewey (1959), Freire (1998; 1997; 2003; 2006), Mello (2003; 2014; 2018), Saviani (2003; 2007; 2012; 2013), entre outros. Na construção de um debate sobre o tema, destaca-se a pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, teórico fundamental na elucidação de um modelo de escola democrática e cidadã, e que hoje, face a atual configuração político-educacional do país, sofre graves ataques, deflagrando assim, a inércia governamental na estruturação dos sistemas de ensino público e na valorização dos professores, aspectos que fragmentam e distanciam a escola pública de um ideário de democracia social.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (PROUNI - UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM) e Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Autor dos livros: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Coautor do livro: 'Multilinguagens, tecnologias e letramentos em EAD: questões didáticas no Ensino Superior' (Pedro & João Editores/2018). Organizador, em parceria, dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018); 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018); e organizador individual, do livro: 'Os professores e suas experiências de formação, pesquisa e ensino' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível - I, da UFPI, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Pedagogia. Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lotado no Departamento de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Timon (CESTI). Professor de Leitura e Produção de Texto (Redação) do Ensino Fundamental e Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação e do Educandário Santa Maria Goretti (ESMG). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação.

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora da Universidade Federal do Piaui - (UFPI), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de Pesquisa em Políticas e Instituições Escolares, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, na linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Formação de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina(UDESC) e Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela (UECE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Práticas Pedagógicas, Políticas Públicas e Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilização escolar, desempenho escolar, sistema de ensino, tecnologias da comunicação e informação e ensino/aprendizagem.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos