A discourse on democratization of public schools: contributions to the emergence of the debate

Authors

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) http://orcid.org/0000-0002-1372-5444
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6816

Keywords:

Public School, Democratization, Educational Public Policies, Pedagogical Practice.

Abstract

The discourse on democratization of the public school is a key element in political and educational campaigns and projects in Brazil, highlighting the need for investments in the sector, however, historically, also parallel to this discourse, a practice marked by neglect and due to the lack of systematization of public policies that advance this ideal. Faced with this problem, this study discusses some impasses and controversies inherent to the process of democratizing teaching in public schools, pointing to the need to overcome this dilemma, with a view to a democratic space for the construction and socialization of knowledge. A bibliographic research was carried out, with a qualitative approach, in the light of the readings of Behrens (2005), Chizzotti; Almeida (2019), Gadotti; Torres (2001), Dewey (1959), Freire (1998; 1997; 2003; 2006), Mello (2003; 2014; 2018), Saviani (2003; 2007; 2012; 2013), among others. In the construction of a debate on the theme, Paulo Freire’s pedagogy of autonomy stands out, a fundamental theorist in the elucidation of a model of democratic and citizen school, which today, facing the current political and educational configuration of the country, suffers serious attacks, thus triggering the government’s inertia in the structuring of public education systems and in the valorization of teachers, aspects that fragment and distance the public school from an ideal of social democracy.

Author Biographies

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (PROUNI - UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM) e Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Autor dos livros: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Coautor do livro: 'Multilinguagens, tecnologias e letramentos em EAD: questões didáticas no Ensino Superior' (Pedro & João Editores/2018). Organizador, em parceria, dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018); 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018); e organizador individual, do livro: 'Os professores e suas experiências de formação, pesquisa e ensino' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível - I, da UFPI, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Pedagogia. Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lotado no Departamento de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Timon (CESTI). Professor de Leitura e Produção de Texto (Redação) do Ensino Fundamental e Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação e do Educandário Santa Maria Goretti (ESMG). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação.

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora da Universidade Federal do Piaui - (UFPI), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de Pesquisa em Políticas e Instituições Escolares, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, na linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Formação de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina(UDESC) e Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela (UECE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Práticas Pedagógicas, Políticas Públicas e Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilização escolar, desempenho escolar, sistema de ensino, tecnologias da comunicação e informação e ensino/aprendizagem.

Published

2020-11-30

Issue

Section

Articles