Ensino colaborativo: um relato de experiência sobre o PIBID na educação especial

Caroline Satie Nascimento, Renata Paschoalino Leiva, Cariza de Cássia Spinazola, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos

Resumo


O presente estudo é referente a um relato de experiência, que tem como objetivo descrever atividades desenvolvidas em parceria entre a licencianda em educação especial, participante como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a professora da sala regular, durante o ano de 2019. A atuação da bolsista ocorreu em uma sala de segundo ano do ensino fundamental I, na qual continha um aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em uma escola municipal localizada numa cidade de médio porte do interior paulista. Foram realizadas atividades que abrangeram as demandas acadêmicas de todos os alunos ao mesmo tempo, sem necessidade de adaptações curriculares, mas com o objetivo de oferecer acesso à diferentes práticas pedagógicas ao aluno Público-Alvo da Educação Especial. Os resultados apontam que o aluno se beneficiou diretamente dos projetos colaborativos desenvolvidos ao longo do ano por ter a oportunidade de trabalhar em grupo e ser incluso nas mesmas atividades do restante da turma, sem a necessidade de usar adaptações curriculares ou de se sentar o tempo todo ao lado da bolsista. Portanto, conclui-se que o objetivo da parceria colaborativa consolidada entre bolsista e professora foi eficaz para a promover a inclusão escolar.


Palavras-chave


PIBID; Educação Especial; Ensino Colaborativo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i3.7394

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ISSN: 2236-6377

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