Ensino colaborativo: um relato de experiência sobre o PIBID na educação especial
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.7394Palabras clave:
PIBID, Educação Especial, Ensino Colaborativo.Resumen
O presente estudo é referente a um relato de experiência, que tem como objetivo descrever atividades desenvolvidas em parceria entre a licencianda em educação especial, participante como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a professora da sala regular, durante o ano de 2019. A atuação da bolsista ocorreu em uma sala de segundo ano do ensino fundamental I, na qual continha um aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em uma escola municipal localizada numa cidade de médio porte do interior paulista. Foram realizadas atividades que abrangeram as demandas acadêmicas de todos os alunos ao mesmo tempo, sem necessidade de adaptações curriculares, mas com o objetivo de oferecer acesso à diferentes práticas pedagógicas ao aluno Público-Alvo da Educação Especial. Os resultados apontam que o aluno se beneficiou diretamente dos projetos colaborativos desenvolvidos ao longo do ano por ter a oportunidade de trabalhar em grupo e ser incluso nas mesmas atividades do restante da turma, sem a necessidade de usar adaptações curriculares ou de se sentar o tempo todo ao lado da bolsista. Portanto, conclui-se que o objetivo da parceria colaborativa consolidada entre bolsista e professora foi eficaz para a promover a inclusão escolar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.