Ausência de atividades práticas durante a pandemia: impacto na formação de acadêmicos

Autores

  • Maria Luiza Costa Borim universidade estadual de maringá
  • Dandara Novakowski Spigolon universidade estadual do parana
  • Heloa Costa Borim Christinelli universidade estadual do paraná
  • Célia Maria Gomes Labegalini universidade estadual do paraná
  • Mariana Pissioli Lourenço Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Antonia Ramos Costa Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7407

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Educação, Distância, Superior, Pandemias

Resumo

Compreender, sob a ótica de docentes, o impacto da ausência de atividades práticas e de estágios na formação de acadêmicos durante a pandemia. Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com docentes de uma universidade pública localizada na região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020, por meio de questionário semiestruturado aplicado na plataforma GoogleForms®. Os dados foram organizados pelo software IRaMuTeQ® por meio da nuvem de palavras e analisados à luz das premissas da práxis Freiriana. Participaram do estudo 81 docentes. As palavras com maior frequência no corpus das respostas foram ‘’sim’’ (n=57) e “não” (n=24), e estas estão articuladas as palavras: ‘‘estágio’’ (n=23), ‘‘aluno’’ (n=20), ‘‘formação’’ (n=17) e ‘‘prático’’ (n=6). Dessa forma o “sim” indicou que a maioria dos docentes acreditam que a ausência do estágio obrigatório poderá ser prejudicial para a formação dos acadêmicos e a “não” está relacionada as respostas de alguns docentes que pontuam que as atividades podem ser repostas em outros momentos e os elementos serão recuperados ao longo do processo pedagógico, assim não prejudicariam a formação dos alunos. Ausência de atividades práticas e estágios, segundo a ótica da maioria dos docentes impactam na formação profissional dos alunos, especialmente na articulação do conhecimento teórico-prático, portanto alternativas como a reorganização do calendário acadêmico para sua realização serão necessárias.

Biografia do Autor

Maria Luiza Costa Borim, universidade estadual de maringá

formada em Educação fisica licenciatura, academica em bacharelado

Dandara Novakowski Spigolon, universidade estadual do parana

Doutora em ciencia da saúde

Heloa Costa Borim Christinelli, universidade estadual do paraná

mestre em tecnologia em saude

Célia Maria Gomes Labegalini, universidade estadual do paraná

Doutora em Enfermagem

Mariana Pissioli Lourenço, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em enfermagem

Maria Antonia Ramos Costa, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em enfermagem

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Publicado

2021-06-11

Edição

Seção

Artigos