Análise da Utilização das Mídias Audiovisuais de Entretenimento em Livros de Biologia do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7475

Palavras-chave:

Livro didático, Televisão, Contextualização.

Resumo

Os livros didáticos devem conter ferramentas que instiguem a discussão sobre os conteúdos teóricos, a fim de permitir que sejam convertidos em conhecimento. As “mídias audiovisuais de entretenimento” (MAE) são as programações assistidas em momentos de lazer, as quais conjugam imagem e som, sendo veiculadas em meios como a televisão ou o computador. Nesse trabalho, onze coleções de livros de Biologia do Ensino Médio foram analisadas, procurando responder às seguintes questões: a) o livro oferece sugestões de MAE para serem assistidas pelos alunos?; b) as MAE são utilizadas para apresentar ou discutir conteúdos científicos?; e c) o livro utiliza-se das MAE para sugerir atividades diferenciadas? Além dessas perguntas norteadoras, também se analisou que tipos de MAE foram sugeridas e/ou utilizadas e quais conteúdos da disciplina de Biologia apresentaram-se mais propícios para a sua sugestão/utilização. Observou-se que somente uma das coleções analisadas conseguiu contemplar integralmente os indicadores avaliados. Isso não indica uma baixa qualidade dos demais materiais, mas destacamos que uma grande oportunidade de contextualização e despertamento do interesse dos estudantes ainda não está sendo aproveitada em todo o seu potencial.

Biografia do Autor

Fabricio Luís Lovato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) - Câmpus CaVG - Pelotas - RS

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) - CaVG - Pelotas - RS. Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (UFSM). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSM). 

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria - RS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução. Coordenadora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Bacharel em Ciências Biológicas (UFSM). 

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos