Uso da Gamificação no Ensino Técnico: estudo sobre a percepção de docentes de uma escola de ensino técnico-profissional de Divinópolis-MG

Autores

  • Marcelo Agenor Espíndola Professor Senac Divinópolis e Professor Universitário da Faculdade de Nova Serrana http://orcid.org/0000-0003-3852-6078
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG e Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA http://orcid.org/0000-0002-1971-8069

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.7502

Palavras-chave:

Gamificação, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Ferramentas Digitais, Ensino Técnico

Resumo

  Este artigo objetivou analisar como a gamificação tem sido utilizada e percebida por docentes do ensino técnico como metodologia ativa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências profissionais. Como metodologia, realizou-se um estudo de natureza descritiva qualitativa. A unidade de análise correspondeu a uma instituição de ensino profissional localizada em Divinópolis-MG, na qual se aplica a gamificação como a abordagem mais bem avaliada em seus cursos técnicos (evidenciada em estudo de Espíndola e Mafra Pereira; 2019). Como unidades de observação, elencou-se os professores atuantes nos cursos técnicos em Administração e Logística por serem os profissionais que aplicam efetivamente a metodologia proposta pela instituição. Aplicou-se entrevistas individuais em profundidade realizadas via webconferências, com foco em 4 categorias: 1) preparação dos professores; 2) aplicação da gamificação; 3) percepção dos alunos sobre a gamificação e; 4) melhorias e adaptações. Quanto aos resultados, percebe-se que a gamificação tem contribuído para o bom aproveitamento nas unidades curriculares da instituição pesquisada, voltada ao ensino técnico, favorecendo o desenvolvimento das competências profissionais, tanto dos alunos, quanto dos próprios professores, e proporcionando um aprendizado mais participativo, efetivo e divertido. Como sugestões de novos estudos, recomenda-se a análise da gamificação em outras modalidades de cursos ofertados pela instituição alvo, bem como em outras instituições de ensino, públicas e privadas, utilizando-se das categorias de análise propostas. Como recomendações gerenciais às instituições de educação, sugere-se: 1) a implantação de ferramentas tecnológicas simplificadas para uso nas abordagens de gamificação, propiciando menos tempo de preparação das aulas aos docentes; 2) a implantação de treinamentos com carga horária aderente aos desafios exigidos, proporcionando aos docentes maior segurança no desenvolvimento e no uso de elementos de jogos e/ou jogos no contexto de suas aulas.    

Biografia do Autor

Marcelo Agenor Espíndola, Professor Senac Divinópolis e Professor Universitário da Faculdade de Nova Serrana

      

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG e Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA

   

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Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos