Prática formativa no museu: ampliando as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços museais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7548Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Formação de Pedagogos, Espaços não escolares, Museus.Resumo
O artigo socializa uma prática formativa desenvolvida em um museu universitário no ano de 2017 e apresenta os resultados investigados de uma ação extensionista. Seu propósito é discutir a formação e a atuação de pedagogos no espaço museológico. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que contou com 94 licenciandos de Pedagogia participantes desta ação tomada como caso empírico de análise. Os dados, tratados em conformidade com a técnica de análise de conteúdo, evidenciam a concepção desses acadêmicos acerca do museu; o tipo de público visitante dessas instituições; as atividades que um museu proporciona para seu público; o que os professores intentam ao propor uma visita com seus alunos ao museu; as disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia que buscam evidenciar outros espaços de atuação aos pedagogos; a formação que seria necessária para atuar como pedagogo no museu, bem como, a relevância da experiência vivenciada. Os resultados indicaram que 79,8% dos licenciandos não têm o hábito de visitar museus, 98,9% consideram o museu como um espaço educativo e 97,8% entendem que há espaço de trabalho para o pedagogo nesse locus. Conclui-se que esta ação extensionista constitui uma via de formação profissional, entretanto, na visão dos licenciandos, a formação necessária para atuar no museu requer o estudo de disciplinas relacionadas à educação em espaços não escolares.
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